sexta-feira, 28 de junho de 2013

SPR - SÃO PAULO RAILWAY

Olá tudo bem leitores? Hoje falaremos um pouco sobre o inicio da ferrovia paulista, onde tudo começou, com quem começou, as primeira empresa ferroviária, como foi a construção e tudo mais, seguiremos contando em partes, até os dias atuais, espero que vocês gostem, boa leitura e bom divertimento!!!!




Em 1839 um grupo de brasileiros se submeteu a apreciação do engenheiro Robert Sthempson um anteprojeto, referente a construção de uma estrada de ferro ligando o porto de Santos à São Paulo, pois Santos era isolado da capital Paulista.

 Em 1859 Irineu Evangelista De Souza, o Barão De Mauá, convenceu o governo imperial para construção de uma estrada de Ferro de 800 Metros e 8 quilômetros de extensão na Serra Do Mar, o mesmo foi atrás do especialista do assunto, o Engenheiro ferroviário britânico James Brunlees.
Irineu Evangelista De Souza (Barão De Mauá)
Brunlees veio ao Brasil e considerou o projeto viável, para executar-lo, foi convidado Daniel Makinson Fox, engenheiro que havia acumulado experiência na construção de Estradas de Ferro através das montanhas do norte do País De Gales e das encostas dos Pirineus.

 Fox propôs que a rota para ser escalada na serra deveria ser dividida em 4 declives. Nesses trechos, os vagões/carros seriam puxados por cabos de aço. No final do declive, seria construido uma extensão de linha de 75 metros, chamados de Patamar, com inclinação   de 1,3%. Em cada um dos patamares foi montada uma casa de força e uma a vapor para promover a tração dos cabos.

 A proposta foi aprovado por Brunlees, assim nasceu a The São Paulo Railway. A concessionária teve direito a exploração da ferrovia por 80 anos. No alto da serra foi implantada uma pequena vila Ferroviária e uma estação, a mesma possibilitava a troca de trens pelo sistema.

Vila De Paranapiacaba (Lucas Rio)


A estrada foi aberta sem auxilio de explosivos, pois o terreno era muito estável. A escavação das rochas foi feito apenas de cunhas e pregos. Alguns cortes chegaram a 20 metros de profundidade. Para proteger o leito dos trilhos das chuvas torrenciais, foram construídos paredões de alvenaria, variando de 3 a 20 metros de altura, o que consumiu 23.000 metros cúbicos de alvenaria.

 No dia 15 de março de 1860, começou a construção do trecho de Santos a Piaçagüera, ao pé da Serra do Mar, com 20 km. Para isso, foi necessário construir 2 pontes paralelas, cada uma com 150 metros de comprimento, para unir Santos ao continente.

 Posteriormente, tiveram de ser transpostos o Rio Moji, com uma ponte com três aberturas de 20 metros cada uma, e o Rio Cubatão, com outra ponte de quatro aberturas de 23 metros cada.
TRECHO DA SERRA DO MAR  (Waldir Rueda)
A despeito de todas as dificuldades, a construção terminou 10 meses antes que o previsto, que era de 8 anos. A ''The São Paulo Railway'' foi aberta ao tráfego em 16 de Fevereiro de 1867.

 A ferrovia, com 159 Km de extensão ligando Santos à Jundiaí, tendo como ponto de passagem a Capital Paulista, cruzando os municipios de Santo André, Cubatão, São Caetano, até chegar a São Paulo.
Casa dos Operários
         A SPR 1870  (Marc Ferrez)


O grande volume de café transportado para o porto de Santos fez com que em 1895 se iniciasse a contrução de um novo trecho passou a ser conhecido como ''Serra Nova''. Para essa nova estrada foi utilizado um sistema endless rope, ou "sem-fim" (funicular).

 Nesse sistema o percurso era dividido em cinco seções, em cada uma delas havia máquinas de 1000 cv instaladas em posições subterrâneas, embora estas máquinas não ultrapassassem a potência de 951 cv.

 Para cada composição que subia havia uma outra composição de peso próximo ou equivalente, de modo a contrabalançar as forças de subida e descida e desta maneira, permitir às máquinas fixas, um esforço mínimo.


No deslocamento da composição, de um plano para outro, uma máquina chamada locobreque, que acompanhava os vagões, possuía uma tenaz que se prendia ao cabo impulsor até a seção seguinte, onde se realizava a mudança de cabo, e assim sucessivamente até o pé da serra. O sistema foi inaugurado em 1901, sendo apelidado de Serra Nova, enquanto a antigo, de Serra Velha.
Serra Nova, descida Cremalheira, ao fundo Cubatão (Lucas Rio)
Em 1889 foram feitos os primeiros protestos contra o monopólio britânico sobre a rota do porto de Santos, o que culminou com a construção da "Mairinque-Santos", em 1910, pela Estrada de Ferro Sorocabana.
Em 13 de setembro de 1946 acabou o contrato de 80 anos da São Paulo Railway; então ela foi encampada pelo governo brasileiro e em 27 de setembro de 1947 foi transformada na Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.


Constelação SPR


fonte:
WIKIPÉDIA

Um comentário:

  1. Olá pessoal estou fazendo uma pesquisa sobre os tijolos com a marca SPR caso tenham alguma informação fico grato. Meu trabalho https://tijolosantigosdaestacaodaluz.blogspot.com/

    Acervo virtual https://museudotijoloantigo.blogspot.com/

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